Só pra gerar polêmica – Psicologa vs Cazuza

Publicado: 14/09/2011 em Interessante
Tags:, ,

Uma psicóloga que assistiu ao filme escreveu o seguinte texto:
Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora.. As pessoas estão cultivando ídolos errados.. Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?

Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível. Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado.

No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e
loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta.
São esses pais que devemos ter como exemplo?
Cazuza só começou a gravar porque o pai era diretor de uma grande gravadora.. Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante. Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.

Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas, fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou. Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada?
Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria?
Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor. Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissesem NÃO quando necessário?
Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor.

Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar.. Não se preocupem em ser ‘amigo’ de seus filhos..
Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi à pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre.’

A grande verdade é “o politicamente correto não da ibope”, tai o livro e o filme da Bruna Surfistinha fazendo sucesso como se isso fosse um exemplo de vida.

Anúncios
comentários
  1. Só tenho a concordar!

    Só fazem filmes como Bruna Surfistinha, Meu nome não é Johnnie e Cazuza…

    O que eles tem a acrescentar na nossa vida?

    • Não sei se entendi errado, mas ao ver o filme revi meus conceitos e passei par minha filha o que não deve ser feito. Pois ele viveu uma vida, sim, muito ruim e que levou ele a ruína completa até sua morte prematura. Vi o filme como uma mensagem. Não adianta passar filmes em que tudo dá certo na vida, pois é mentira. Minha filha tem 17 anos e é bem madura e nunca se envolveu nesta vidinha que o filme Cazuza mostrou…

  2. Cazuza era um lixo, e as músicas dele também, não tem nada de tocante em suas letras, visto que só falava em drogas, homossexualidade, prostituição, como se fosse a coisa mais certa a se fazer, vida louca… vida breve…. sim! a vida é breve, mas devemos desfrutar de forma sadia, e não fazendo seu corpo apodrecer em meio a drogas, sexo indiscriminado, promiscuidade, tornando-a mais beve ainda. fui.

    • Rafael disse:

      Cara, cala a boca, não sabe viver entra em um convento pra ver se lá tem alguém que presta. Niguém presta, a vida é curta e temos que aproveitar em quanto é tempo

      Bye , sociedade hipócrita!

  3. Aline Gonçalves disse:

    QUEM É VOCÊ pra falar mal de uma pessoa como ele? Você não é melhor do que ninguém, você é como todo mundo querida. Você só tá postando isso pra querer aparecer, fazer polêmica. Por que não vai cuidar da tua filhinha lá ao invés de falar sobre um assunto que você não sabe direito? Você assistiu a um filme e já tirou suas conclusões de forma errada. Acho realmente que cada um tem sua opnião, como o próprio Cazuza defendia, agora não venha falar mal de uma pessoa que você desconhece e, principalmente, uma pessoa que não está mais entre nós para se defender. Você fala, fala, fala de como educar os filhos, mas eu espero de todo o coração que sua filha não aprenda isso com você, pois julgar pessoas não é uma coisa digna de uma pessoa fazer .

  4. Washington disse:

    Playboy idolatrado por aqueles que não conhecem sua história. O filme é um lixo assim como a maioria dos filmes produzidos pela rede esgoto. Um nojo que não consegui assistir até o final!!!

  5. amyne disse:

    Se com certeza você também leu o livro vai entender melhor. As pessoas tem seus motivos e conceitos, vivemos em um mundo onde nada se esconde sabemos o que é certo e errado, alias nós temos livre arbítrio para definir certo e errado. Agora você não concorda comigo que pessoas seguem índoles diferentes e que nós não podemos julgar a vida de ninguém porque não sabemos o que a outra pessoa passa ao certo. Você não conheceu o íntimo dele, não sabe de dores e sofrimentos que ele passou, por mais que pareça pequena ao seus olhos, cada um conhece seus limites. Se você é psicologa deveria saber que pessoas sofrem problemas emocionais e que interferem na vida mais do que deveria, já parou pra imaginar que julgando pessoas pode condenar sua filha? Não discordo pelo fato dos pais dele nunca dizerem não, isso prejudica sim na educação, mas depois que a gente cresce já podemos entender o que devemos ou mão fazer, a forma de felicidade dele foi essa vida de sexo, drogas e rock’n’roll. Agora stá errado buscar nossa forma de ser feliz? Ele tinha uma alma boa, ajudava as pessoas e não julgava deixava isso pra Deus. As pessoas mostram ser o que elas acham bonito mas no interior elas são mais que essa simples beleza que demonstram. É papel de Deus julgar.

  6. Anderson disse:

    Essa bicha cantora deu pra tudo que é macho e quando pegou AIDS ficou revoltada.
    Queria o quê, baitolão?

  7. keila Andrade disse:

    Concordo totalmente essa Aline Gonçalves nem sabe o que esta falando. As pessoas deveriam escolher melhor seus ídolos. Existem tantas pessoas maravilhosas para serem admiradas e respeitadas,seguidas como um exemplo muito melhores do que um moleque mimado drogado e promiscuo cmo Cazuza

  8. Lucas disse:

    bando de otario só sabem criticar,sociedade de alienados as pessoas tem que ser livres
    para seguirem suas vidas como bem quiserem e não ser um certinho manipulado pelo sistema

  9. joana disse:

    eu pensei que só eu achava isso do filme dele ,mas vi que não foi só eu fiquei chocada vc esta certa

  10. beto_oi disse:

    inversão de valores que já faz um tempo, nada de anormal

  11. May disse:

    Cazuza era realmente muito errado, e nunca foi um exemplo, mas alguém sabe se era isso que ele queria? ser um exemplo.. não, não era, ele apenas viveu a própia vida sem se preocupar em ser certinho, em ser um exemplo, ou em ser o que os pais queriam, ele era o que ele queria, vivia da maneira que queria, e foi feliz ou não, por escolha própia, e eu acho que é isso que a sociedade deve entender é um filme da vida dele e não tem o que mudar. As pessoas tem que aprender a viver da maneira que elas acham certo sem se importar apenas com o que as outras pessoas pensam, simplesmente procurar a felicidade do seu jeito, do jeito que voce acha certo, sendo errado ou não.

  12. Marcos disse:

    Eu vivi nos 80 e posso dizer que Cazuza hoje é ídolo por falta de coisa melhor, na época ele não era tão bom assim, mas em vista do que se tem hoje…

  13. Charles disse:

    May está certissíma, e tem mais : Quem segue alguém como exemplo é porque não tem personalidade.

    • marcelo disse:

      Cazuza é um exemplo do que se tem na vida, as vezes os exemplos não são para ser seguidos, mas observados. O que vocês acham Renato russo, Cassia eler, AntÕNIO MARCOS, rAUL SEIXAS, E ETC…

  14. Binho disse:

    Essa psicóloga deveria ensinar aos filhos o respeito pelas pessoas, ensinar seus filhos a dizer NÃO ao preconceito e parar de tapar o sol com a peneira e cair a fixa que nem todo mundo pensa que nem ela (graças a Deus). Pessoas moralistas e hipócritas cheia de preconceito é isso que deveria ser extinto.

  15. Mylena disse:

    TOOOP, curti muito \o/

    Cazuza exemplo de vida? kkkkkkkkkkkkk

    JESUS CRISTO É EXEMPLO DE VIDA!

  16. roberto carlos disse:

    `´E verdade, o senhor Jesus Cristo sim é exemplo de vida, aliás, Ele é a própria vida disse Ele; Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim……………….

  17. roberto carlos disse:

    Hoje em dia, e só aparecer alguém com alguma coisa diferente, que já existe uma multidão para seguí-lo, isto ocorre em todas as áreas, é o caso das músicas, rítimos, moda ex: mostrar o cofrinho e outros) etc… etc…como já dizia o próprio Cristo; como pode um cego guiar outro cégo, por acaso não cairão ambos no abismo?
    Para refletir, deixo um texto que está escrito no livro de romanos capitulo 18 segue; abraço……

    A ira de Deus contra o pecado

    18-20 Mas Deus mostra, dos céus, a sua ira contra todo o pecado e a injustiça dos homens, que impedem a revelação da verdade pela sua perversidade. Porque o que acerca de Deus se pode conhecer, eles sabem-no instintivamente. Deus manifesta-lhes essas coisas nas suas consciências. Desde a criação do mundo que os homens entendem e claramente vêem, através de tudo o que Deus fez, as suas qualidade invisíveis – o seu eterno poder e a sua natureza divina. Não terão, portanto, desculpa de não conhecer Deus.
    21Pois ainda que tendo conhecido Deus, não o adoraram como Deus e nem sequer lhe agradeceram todos os seus cuidados diários. Antes começaram a formar ideias absurdas. O resultado foi que as suas mentes insensatas se tornaram obscuras.

    22-23Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E então, em vez de adorarem o Deus glorioso e eterno, fizeram para si próprios ídolos com a forma de homens mortais, de aves, de quadrúpedes e de répteis.

    24-25Por isso Deus os abandonou a si mesmos, deixando-os entregar-se a toda a espécie de perversões dos seus instintos, fazendo até as coisas mais indignas, com os corpos uns dos outros. Em vez de aceitarem a verdade de Deus, preferiram a mentira. Honraram e serviram coisas que são criadas em vez do próprio Criador, que é louvado eternamente. Amém.

    26Foi por isso que Deus se afastou deles e os deixou fazer todas essas práticas infames. Até as mulheres mudaram o uso natural que Deus destinou ao seu corpo e entregaram-se a práticas sexuais entre si mesmas.

    27E os homens, deixando as relações sexuais normais com mulheres, inflamaram-se em paixões sensuais uns com os outros, homens com homens, e recebendo em si mesmos o devido castigo pela sua perversão.

    28Visto terem achado inútil conhecer Deus, ele deixou-os fazerem tudo o que as suas mentes malignas pudessem imaginar./

    29As suas vidas tornaram-se cheios de toda a maldade, prostituição, ganância, violência, inveja, assassínio, disputas, engano e intrigas.

    30-31Tornaram-se insurrectos, difamadores, cheios de ódio contra Deus, caluniadores, orgulhosos e presunçosos, imaginando constantemente novas práticas de maldade, sem respeito por pai ou mãe, falhos de senso comum, faltando à palavra dada nos contratos, sem saberem o que é afeição natural, sem capacidade de reconciliação nem de tolerância.

    32E, conhecendo a justiça de Deus e o castigo de morte que as suas condutas merecem, continuaram na mesma, encorajando até os outros a viver assim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s